terça-feira, 15 de maio de 2012

Três de Abril - Contorno Viário Seara

Simara Poganski - Jornalista

Escrevo como cidadã, moradora da Rua Prefeito Theodoro Barbieri, popular Saída para Chapecó, ou no acesso da tão temida Rua da Morte. Moro aqui, há exatos 11 anos, e desde então já presenciei no mínimo oito acidentes neste pequeno trecho, próximo a minha casa.

Como moradora, posso dizer que é triste, muito triste, ver pessoas perdendo suas vidas, destruindo seus sonhos, num trecho que jamais deveria ser criado, mas foi. Já ouvi boatos, de que na época, já se sabia do provável problema, mesmo assim o interesse de alguns falou mais alto e assim foi feito o palco de muitas tragédias. Isso causa indignação e frustração: A falta de interesse nas necessidades do povo. São mais de 30 anos de problemas, conforme informações do blog do Marcelo Pucci (www.contornoviariodeseara.blogspot.com.br), e até então, nunca, nada foi feito, somente promessas.

Quando o projeto do Contorno Viário começou a ser verdadeiramente elaborado, mais uma vez, a população passou para segundo plano. De um lado, a viabilização o projeto, com a busca pelo melhor caminho, com menos declive, e uma única finalidade: Desviar o trânsito pesado da Rodovia SC283 e acabar com os acidentes. E no outro, diversas situações, começando pelo apadrinhamento do projeto, e mais recente, as discussões de qual seria o melhor trajeto.
Na quarta-feira, 14 de Março, foi apresentado em evento aberto à população e autoridades, um estudo prévio do futuro contorno, todos estavam convidados a participar de um dos momentos mais importantes de nosso município. Infelizmente, a participação foi baixa, mas, quem estava lá, acompanhou a apresentação dos cinco possíveis trajetos, sim, foram cinco, e ainda teve a justificativa de o porquê outros caminhos não foram escolhidos. Afinal, o relevo daqui é complicado, e nós devemos nos adequar às condições naturais de nossa terra, procurando um trajeto com menos declividade possível.

Além disso, não será feito um projeto total de contorno, pois, se é difícil conseguir R$13 milhões para um pequeno trecho de 10 km, imagine, para o contorno total, que prevê no mínimo R$50 milhões. Isso para um único município, em uma única obra? Pensem nisso, qual é a PRIORIDADE do momento? Para mim, são as vidas! Por isso, estou aqui para pedir, apenas pedir, chega de pensar em interesses políticos e, ao invés de criarem caso, apóiem a única iniciativa que se teve até hoje, e juntos, vamos fazer esse sonho se tornar realidade.

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